Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira, veja quem está isento de taxa


Estão abertas a partir desta segunda-feira (26), as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e há novidades. Alunos da educação pública ou que querem usar o Enem para como conclusão do ensino médio, estão isentos da taxa de R$ 85.

É possível se inscrever para o exame até o dia 6 de junho, com pagamento da taxa até 11 de junho. A grande novidade é que todos os alunos inscritos no 3° ano do Ensino Médio terão pré-inscrição automática no Enem.

O candidato precisará, apenas, acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova. No entanto, os estudantes do 1° e 2° ano, ou que já concluíram o ensino médio, ainda precisarão preencher a solicitação de inscrição.

Quem está isento da taxa?

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 se encerrou em maio, mas há algumas categorias que não precisam pagar o boleto. Na verdade, o MEC explica que ao fazer a inscrição, grupo de pessoas nem terá boleto emitido.

  • Não será gerado boleto para o participante que informar na inscrição que utilizará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 
  • Também não será gerado boleto para o concluinte do ensino médio (no ano de 2025), matriculado em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, ainda que não tenha solicitado isenção da taxa de inscrição

Cursinhos preparatórios de universidades públicas de Mato Grosso do Sul já encerraram as inscrições, mas outros devem ser abertos em demais instituições. Fique Atento.

Aplicação de provas

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, na maior parte do país. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido a COP 30.

Os candidatos que necessitam de atendimento especializado devem realizar a solicitação no momento da inscrição. Este atendimento é voltado para pessoas com as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.

Por fim, travestis, transexuais e transgêneros, antes de se inscrever, deverão verificar as informações pessoais junto à Receita e, se for o caso, atualizá-las.

fonte: site midiamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *