Red Flag: empresa de irmão de ex-‘BBB’ em MS é alvo da PF contra esquema milionário de tráfico

Polícia Federal desarticula esquema milionário de tráfico aéreo de drogas em operação nacional

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Red Flag, que investiga um esquema milionário de tráfico de drogas realizado por meio do transporte aéreo. Uma das empresas alvo da ação está localizada em Aral Moreira (MS).

A operação cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão preventiva e 1 de prisão temporária, em quatro estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

No Mato Grosso do Sul, foram cumpridos dois mandados em Aral Moreira — incluindo um na empresa Romaer Aviação Agrícola LTDA, de propriedade do irmão do ex-BBB Fael Cordeiro, aberta em 2007 — e um mandado em Campo Grande, em uma empresa de manutenção de aeronaves.

Início das investigações

As investigações começaram há cerca de um ano, após a identificação de um piloto da região de Araçatuba (SP), apontado como responsável pelo transporte de drogas em aeronaves utilizadas por uma organização criminosa interestadual. As aeronaves eram preparadas em oficinas e hangares de Birigui (SP) e, posteriormente, usadas para o transporte da droga a outros estados.

O grupo criminoso possuía estrutura complexa, dividida em núcleos de logística aérea e terrestre, gerenciamento financeiro e assessoria especializada na ocultação de bens e valores.

Em uma das ações identificadas pela PF, no final de 2024, os investigados chegaram a transportar quase uma tonelada de cocaína em aeronaves agrícolas no interior do Paraná.

As apurações também revelaram movimentações financeiras superiores a R$ 160 milhões em contas bancárias de pessoas físicas, empresas e terceiros, utilizadas para dissimular a origem e o destino dos recursos ilícitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *