top of page
Buscar
Jornal

UFMS terá EAD e 2 novas formas de acesso sem provas


Canteiro Central da Cidade Universitária da UFMS no campus de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)


A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou o número de vagas e os detalhes para o vestibular de 2023 nesta segunda-feira (28). Serão 10.535 vagas para 115 cursos presenciais e 10 de EaD (Educação a Distância). A principal novidade para este ano envolve o adicional de 205 vagas para estudantes que participam de olimpíadas de educação, como a de matemática e língua portuguesa; e para atletas de alto rendimento.

Esses estudantes interessados em preencher essas vagas terão mais detalhes de como fazer o procedimento no mês de novembro, quando o edital será lançado. A intenção é valorizar os atletas locais de Mato Grosso do Sul. O reitor da UFMS, Marcelo Turine, ressaltou que a intenção é fortalecer o esporte.


"Nossa proposta é fortalecer o esporte na UFMS e em Mato Grosso do Sul. Para isso, temos que ter bons esportistas. Então, vamos colocar vagas para os estudantes do Brasil inteiro que queiram estudar em Mato Grosso do Sul. É uma nova maneira de ingressar na Universidade, para incentivar a participação na ciência, ensino e esporte", ressaltou o reitor.


Vale ainda destacar que essas 205 vagas, sendo 105 para cada modalidade citada, não entram na conta das 10.535. Essas cerca de 10 mil serão via Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e vestibular.


As inscrições para ambos os processos seletivos começam na próxima segunda-feira (4) e terminam no dia 16 de novembro. As provas do vestibular estão marcadas para o dia 3 de dezembro. Já o Passe acontece no dia 10 do mesmo mês, das 8h às 13h (de MS). A expectativa da universidade é que haja mais de 18 mil inscritos para este ano.

As provas serão realizadas em 11 municípios: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paraíba, Ponta Porã e Três Lagoas e Dourados. O candidato poderá fazer o processo de duas formas: on-line ou presencial, a depender do curso escolhido. A taxa de inscrição para ambos é de R$ 100.


As provas serão realizadas em 11 municípios: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paraíba, Ponta Porã e Três Lagoas e Dourados. O candidato poderá fazer o processo de duas formas: on-line ou presencial, a depender do curso escolhido. A taxa de inscrição para ambos é de R$ 100.


Mais detalhes e o caminho para as inscrições podem ser conferidas no link.


Interesse - Das mais de 10 mil vagas, serão cerca de 5 mil direcionadas para cursos de ensino à distância. Conforme o reitor, essa modalidade de estudo contemplará uma demanda de capacitação profissional em áreas consideradas estratégicas para Mato Grosso do Sul.


A avaliação da UFMS é que não há diminuição do interesse dos estudantes do Estado para o ingresso na instituição. "Como aumentaram as formas de ingresso, consequentemente aumentou a quantidade de aluno. Até alguns anos atrás, não havia o Passe e nem o vestibular".


A plataforma UFMS em Números detalha que atualmente a Universidade tem 26.593 estudantes. O ano de 2023 foi o período que mais teve ingressos na série histórica desde 2011, foram 8.631. Já em 2022, foram 7.641.


Além dessas novidades, a UFMS lança a partir de 2024 a primeira turma para os cursos de Ciências Biológicas em Três Lagoas e Pedagogia Intercultural Indígena em Aquidauana.

Cursos mais concorridos - O reitor também apresentou nesta segunda-feira a lista dos cursos mais concorridos na UFMS. Estão no topo as duas ofertas de Medicina no Estado. Em Campo Grande, foram 79 candidatos por vaga e, em Três Lagoas, foram 53 candidatos por vaga.

Na sequência, vem Psicologia em Campo Grande com 22 candidatos por vaga. Medicina Veterinária (19 candidatos/vaga) e Direito (10 candidatos/vaga) completam a lista. Ambos são na Capital.


Livro - Por fim, para ajudar, os estudantes interessados em participar do vestibular terão um novo material de consulta. O livro " O Texto Dissertativo-Argumentativo: construções e articulações" é uma parceria da Editora UFMS com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).


A ideia é ter uma abordagem de aprendizado obtida em 16 redações para ajudar o candidato a construir um bom texto. O livro digital está disponível no repositorio.ufms.br de forma gratuita. Já a versão impressa pode ser encontrada na Livraria UFMS, localizada no Corredor Central da instituição.


fonte: campograndenews



35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page