top of page
Buscar
Jornal

Picos de energia – O que são e como acontecem? E como se proteger ?


Você sabe o que são picos de energia? Sabe o que é corrente e tensão de pico? Então, vamos lá pessoal!

O que são os picos de energia?

As descargas elétricas, mais conhecidas por picos de energia, nada mais são do que súbitos aumentos na tensão do fornecimento de energia, resultando em tensões temporárias na linha de alimentação.

Os picos de energia são caracterizados por oscilações súbitas na frequência da rede de energia elétrica!

O que causa picos de energia?

Uma das principais razões que ocasionam o pico de energia é a queda de raios, uma vez que os raios são descargas de alta intensidade energética!

Últimamente tem se falado no calor intenso e realmente o país sofre com as altas temperaturas. A população consome um número maior de aparelhos eletrônicos para se refrescar, como ventiladores e ar condicionados. Isso também provoca alto uso de voltagem nas redes municipais quando o consumo é prolongado e contínuo.

Segundo informações do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entende-se que a carga elétrica de um único raio possui em torno de 30 mil ampères. Sendo assim, a força é cerca de 1000 vezes a de um chuveiro elétrico em pleno funcionamento.

Se um único raio pode causar danos enormes, é possível entender o risco de quem vive no Brasil, que é um dos países com maior incidência desse fenômeno em todo o planeta! Segundo o levantamento do INPE, a média nacional de queda de raios no Brasil é de 78 milhões!

Por mais simples que pareça, esse aumento na tensão pode causar uma alteração muito grande em Volts em menos de um segundo! Com isso, danos nas linhas de transmissão de eletricidade, queda de um poste ou o seccionamento de máquinas de alta potência, equipamentos defeituosos são consequências decorrentes dos picos de energia!

Os dispositivos eletrônicos estão ficando cada vez mais sofisticados e delicados, consequentemente, estão mais sensíveis a variações bruscas de corrente e tensão. Com o pico de energia, há um aumento significativo na potência, o que pode queimar os equipamentos!

Além disso, paradas na linha de produção causam prejuízos altíssimos que poderiam ser evitados com a utilização de técnicas para lidar corretamente com os picos de energia!


Como evitar os picos de energia?

Uma maneira eficaz de proteger prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra as descargas atmosféricas, é com os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA)!

Eles são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, proporcionando um caminho para terra com a menor resistência elétrica possível.

Dessa forma, a corrente gerada pela descarga atmosférica flui em direção a terra sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da instalação.

Existem também alguns aparelhos que evitam a perda de equipamentos eletrônicos por picos de energia, dentre eles podemos citar:

  • Estabilizadores

  • No-breaks

Esses equipamentos têm a função de estabilizar a energia nas situações em que há pequena variação! Eles possuem um limite de tolerância que determina até que potência eles conseguem neutralizar, evitando que os eletrônicos acabem queimados.

Estabilizadores

Os estabilizadores têm como função corrigir a tensão e disponibilizar energia estabilizada aos equipamentos conectados a ele, atuando quando há sobretensão, provendo sempre energia confiável. Eles protegem os equipamentos contra surtos elétricos!

Os estabilizadores podem ter filtros de linha internos, que protegem os aparelhos quando há pico de tensão. São utilizados principalmente em residências e podem ajudar a proteger mais de um equipamento, uma vez que têm a capacidade de conectar diversas tomadas.

É possível observar alguns modelos de estabilizadores na imagem abaixo.

No-breaks

Os nobreaks são equipamentos que alimentam os dispositivos conectados em caso de falta de energia ou oscilações da rede elétrica. Assim, atuam em duas frentes:

  • Ajudam a manter a energia estável quando existe alguma oscilação na rede, não deixando que a instabilidade cause danos nos eletrônicos domésticos

  • Mantém a energia constante em caso de pico, para não sobrecarregar os aparelhos

Muitas pessoas pensam que esses aparelhos são voltados apenas para empresas ou indústrias, mas existem nobreaks de diferentes portes! Saiba que existem modelos que podem funcionar dentro de uma residência sem gasto excessivo com energia. Na imagem abaixo, é possível observar alguns modelos.

Protetores eletrônicos

Os protetores eletrônicos são parecidos com extensões de tomada, como podemos ver na imagem abaixo. Porém, eles têm função de proteção contra sobrecarga, curto-circuito e surto de tensão.

Assim, além de servir como uma extensão, eles também são uma forma de assegurar que os aparelhos conectados não irão queimar com alterações na rede elétrica!

Dicas para evitar prejuízos

  • Desconecte os equipamentos elétricos das tomadas durante tempestades. Essa é a solução mais simples, sendo a mais indicada especialmente para residências em que é possível desligar os equipamentos de uma hora para outra.

  • Utilize fontes alternativas de energia elétrica, como geradores de energia. Essa dica é para estabelecimentos comerciais e industriais, onde os equipamentos queimados podem custar muito caro.

  • Use dispositivos de proteção contra surtos (DPS). Esses equipamentos identificam alterações na rede de energia, e rapidamente ajustam essa variação antes que ela chegue no equipamento.


Fonte: mundodaeletrica


90 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page