Na primeira semana de agosto, o projeto “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” realizou mais de 240 cirurgias oftalmológicos em Mato Grosso do Sul. O atendimento foi realizado a pacientes de 14 cidades do Estado entre os dias 1º e 6 deste mês.
Só em Santa Rita do Pardo foram 133 cirurgias nos dias 1º, 2 e 3 de agosto. Os procedimentos de catarata aconteceram na Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro. No mutirão foram atendidos pacientes dos municípios da região Paranaíba, Bodoquena, Terenos, Iguatemi, Japorã, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Alcinópolis, Amambai, Vicentina, Água Clara, Taquarussu, Anaurilândia e Batayporã.
Já no final de semana foram mais 115 pacientes operados de Pterígio na Santa Casa de Bataguassu. O mutirão atendeu pacientes de Dourados, Jardim, Bodoquena, Brasilândia, Água Clara e Alcinópolis.
De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Angélica Benetasso, os atendimentos foram de forma humanizada e com qualidade. “Em Bataguassu, recebi a visita dos secretários de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina e da Casa Civil, Eduardo Rocha, que foram representando o governador Eduardo Riedel e conferiram de perto a execução do projeto”, disse;
Próximas etapas – Na segunda quinzena de agosto, as consultas pré-operatórias serão feitas em quatro cidades. Sidrolândia recebe o mutirão nos dias 15 e 16. No município a 71 quilômetros de Campo Grande serão 200 procedimentos de catarata e mais 200 para remover manchas de uma estrutura do olho.
Em seguida, as equipes vão para Camapuã onde serão realizadas 150 cirurgias de catarata no dia 17. No dia seguinte serão mais 150 em Miranda e por fim Bonito recebe o mutirão no dia 19 para 150 cirurgias de catarata e 120 de remoção de manchas.
“Esperamos atender nestes municípios cerca de 970 pacientes oftalmológicos. E nós já estamos organizando para que o Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’ avance e chegue a novos municípios de nosso Estado”, reforça Maria Angélica.
Ortopedia – O projeto também realizou no fim de semana cirurgias ortopédicas. Na sexta-feira (4) e no sábado (5), foram 14 procedimentos feitos no Hospital Soriano Correa da Silva, em Maracaju.
Mais 18 pacientes devem ser atendidos nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto no Hospital Maternidade de Rio Brilhante.
foto: Equipe médica durante atendimento no mutirão (Foto: Divulgação | Governo de MS)
fonte:campograndenews
Comments