Inmet emitiu alerta de tempestade - (Foto: Reprodução)
Até às 10 horas de amanhã (5), as 79 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de tempestade, segundo o aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Estado enfrenta atualmente dois alertas meteorológicos com níveis de "perigo" e "perigo potencial" para a população.
Nas próximas horas, o Inmet prevê que as chuvas possam atingir volumes de até 100 milímetros por dia, acompanhadas por eventual queda de granizo. Estas condições são propícias para alagamentos em várias regiões do Estado. Além disso, são esperadas rajadas de ventos que podem alcançar 100 quilômetros por hora, o que aumenta o risco de quedas de árvores e cortes de energia elétrica. Também há expectativa de alta concentração de quedas de raios.
O Inmet e as autoridades locais recomendam que, durante o temporal, os moradores evitem se abrigar ou estacionar debaixo de árvores, torres ou placas metálicas, devido ao alto risco de quedas e acidentes.
A região em laranja estão sob alerta de "perigo" e as regiões em amarelo estão em alerta de "perigo potencial"
Agentes da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão em estado de alerta para atender eventuais ocorrências relacionadas ao mau tempo.
O aviso de tempestade chega em um momento em que o Estado já enfrenta condições meteorológicas extremas. Nos últimos dias, uma forte onda de calor e baixa umidade do ar têm castigado diferentes cidades de Mato Grosso do Sul. Ontem (3), Porto Murtinho registrou 38,4°C, posicionando-se como a nona cidade mais quente de todo o Brasil. Água Clara também entrou no ranking, com 38°C, sendo a 20ª cidade mais quente do país.
Este cenário de extremos climáticos ressalta a importância de seguir as recomendações das autoridades e manter-se atualizado através dos canais de comunicação oficiais.
fonte: acritica
Comments