A operação Hórus acontecerá durante todo o mês de agosto nas cidades que englobam a área da 4ªCIPM (Chapadão do Sul, Costa Rica, Paraíso das Águas e Figueirão).
Trata-se de uma viatura composta por 04 (quatro) militares com armamento longo e que realiza um policiamento voltado apenas para abordagens no perímetro urbano e rural, focado em combater o crime e delitos como descaminho, contrabando, tráfico de drogas, entre outros.
Já no segundo dia de operação a equipe teve êxito em prender 02 (dois) indivíduos, em Chapadão do Sul, evadidos do sistema prisional.
Sobre a Operação Hórus
A Hórus é uma operação permanente dos Guardiões da Fronteira, do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) e conta com o apoio das forças de segurança de 12 estados, incluindo todos os fronteiriços. O nome Hórus significa “O Deus dos Céus, dos Vivos e da Guerra”.
Lançada em 2019, somente nos dois primeiros anos de operação movimentou mais de 1000 operadores de segurança por dia. O trabalho integrado impediu um rombo de R$ 762 milhões aos cofres públicos do Brasil e causou prejuízo aos criminosos de cerca de R$ 5,6 bilhões.
As operações são deflagradas aleatoriamente em vários municípios dos 12 estados contemplados com o trabalho, procurando surpreender os criminosos em suas ações delitivas.
Fonte: jovermsulnews (Norbertino Angeli)
Comments